Uma Visão da Prece

Há tantas coisas acontecendo no mundo nestes dias. Creio serem suficiente para levar pessoas que não estão acostumadas a rezar a começarem! Entretanto, para muitos é difícil começar.
Alguns, equivocadamente, crêem que só precisamos rezar para oisas grandes, como emergências médicas. Porém, não é assim. Todo o assunto de rezar gira em torno de criarmos um relacionamento com o Todo-Poderoso. Trata-se de entendermos e reconhecermos que Ele é a Fonte de todas as bênçãos.
Orar pedindo ajuda até em coisas pequenas ajuda a reconhecermos de onde provêm as coisas boas que temos e desfrutamos, e também ajuda a fortalecer este relacionamento com o Todo-Poderoso. Se chegar a hora de rezarmos por coisas grandes, será muito mais fácil.Imagine as dificuldades de pedir ajuda ao seu pai ou à sua mãe após não ter falado com eles por muitos anos?
Dus é um pai afetuoso e carinhoso que deseja apenas o nosso bem. Diferente da reação de um pai de carne e osso que foi ignorado por décadas, Dus nos ouve toda vez que nos voltamos a Ele.
Uma oração tem três componentes: [1] Louvores a Dus (Ele não precisa de nossos louvores. Isto vem para nos ajudara perceber com Quem estamos conversando)[2] Nossos pedidos[3]Agradecimentos (É o apogeu da boa educação demonstrar agradecimento).
Uma sugestão de prece curta poderia ser assim: “Dus, Mestre do Universo, Que me proporcionou tantas coisas boas, por favor … (faça o seu pedido aqui). Obrigado por isto e por tudo o mais que Você já me deu”.
Existe uma pergunta que muitas pessoas fazem: “Mas Dus responderá às minhas preces?” A resposta é: se Ele as atenderá completamente, não as atenderá ou atenderá parcialmente é determinado pelo que Ele sabe que irá nos ajudar a crescer em nosso relacionamento com Ele.Precisamos saber que todas as preces são respondidas: às vezes com um “Sim”, às vezes com um “Não” e às vezes comum “Ainda não”. Ao chegarmos ao patamar de reconhecermos ou fortalecermos a nossa crença que tudo provém Dele e somente Dele, a equação se modificará. Muitas vezes este reconhecimento é o fator que faltava para Dus garantir todos os nossos pedidos.
Adoraríamos que todas as nossas orações fossem respondidas no afirmativo. Entretanto, nem sempre isto nos seria benéfico. Podemos entender isto melhor ao nos colocarmos no papel de pais. Uma criança implora por algo que seus pais sabem que não será o melhor para ela e talvez até lhe seja perigoso. Um pai esperto e carinhoso fará a coisa certa e talvez a mais difícil: dizer‘Não’.
Se alguém vive com a definição simplista de que as rezas são um tipo de troca de mercadorias – a pessoa insere seus pedidos e Dus deve realizá-los – então ela possui uma definição errônea da prece. Conta-se de um garoto que estava brincando no telhado de sua casa. Ele se desequilibrou e começou a escorregar para uma queda perigosa. Aí começou a rezar: “Por favor, Dus, me salve!” e continuou a cair. Ele aumentou o lance: “Salve-me – eu não vou brigar com meu irmão nunca mais!”e continua a cair. “Farei tudo o que os meus pais pedirem”. Continuou escorregando. “Nunca mais farei nada de errado novamente!” Imediatamente parou de escorregar,bem na borda do telhado! O garoto então se virou para o céu e disse: “Esqueça tudo, Dus! Me salvei por um triz!” As rezas não são uma permuta.
Nosso propósito no mundo é crescermos como seres humanos, desenvolvermos nossas almas ao praticar as mitsvót (os mandamentos de Dus na Torá), trabalhar para refinar o nosso caráter e aperfeiçoar o mundo. A reza é um meio para cumprirmos este nosso propósito.
Nós, acreditamos que existe um Dus Que criou o mundo, nos ama, nos dá o que é melhor para nós, tem um pacto conosco que nos obriga a cumprir os Seus mandamentos e lida conosco com bondade, justiça e misericórdia. Nós somos finitos, Dus é infinito. Não ousamos dizer que conhecemos todo o quadro da história mundial. O que sim sabemos, entretanto, baseados em nosso entendimento da Torá e da história, é que Dus tem um plano para o mundo e uma ‘ficha corrida’ de cumpriras Suas promessas – sejam de recompensas ou o contrario. Entendemos que o Todo-Poderoso age neste mundo com um propósito, com significado e para o bem.
As preces nos dão esperanças. As orações são meios de internalizarmos o conceito de que a vida tem significado e de que não estamos sozinhos. As preces colocam em foco o que queremos de nossas vidas e nos ajudam a esclarecer o que é bom para nós.

Loading