Caminho das Índias

O Espiritismo nos traz conhecimentos importantes sobre a reencarnação e sobre as conseqüências de nossos atos em nossa vida. Porém estes princípios não são exclusividade, nem criação da Doutrina Espírita. A maioria dos povos tem conhecimento destas verdades desde muitos séculos. Elas faziam parte da tradição judaica e eram conhecidas no Cristianismo. Deixaram de ser ensinadas trezentos anos após a vinda do Cristo. Com a criação da Igreja Católica o imperador Constantino proibiu estes ensinos e durante a Idade Média houve uma perseguição violenta a quem acreditava no que não era ensinado pela Igreja.

O contato recente que estamos tendo com a cultura indiana através da televisão nos mostra que nesse país a reencarnação é um conhecimento que faz parte da cultura de todo o povo. A Índia tem uma população quase equivalente à quantidade de cristãos em todo o mundo. E não é só lá que há uma grande quantidade de pessoas que tem esta crença.

Nestes países temos uma parte da população que tem noções mais claras acerca deste assunto, são os chamados iniciados. Mas durante os séculos muitos preconceitos e superstições se misturaram a estes conhecimentos. Na cultura indiana vemos duas visões que não correspondem aos conhecimentos espíritas, que são o carma e a metempsicose.

O carma é a crença de que temos que pagar com sofrimento por todos nossos erros. Esta forma de pensar teve como conseqüência o surgimento do sistema de castas em que se acredita que as pessoas fazem parte de uma determinada classe social por ter agido de forma errada em outra encarnação. Assim uma pessoa esta condenada a ser tratada como um inferior, só por ter nascido numa classe social. Outra conseqüência é que uma pessoa que passa por dificuldades muitas vezes não é ajudada. Ela fica entregue a seu sofrimento para que possa pagar todo o seu carma.

O Espiritismo ensina a lei de causa e efeito, ou de ação e reação. Segundo esta lei recebemos de volta a conseqüência de todos os nossos atos. Porém podemos anular uma ação má praticando uma boa ação. Ensina também que a caridade é uma obrigação para todos nós, e que temos o dever de ajudar os que sofrem. A condição social de uma pessoa não indica sua condição moral. Todos somos iguais e todos podemos passar por diversas situações, dependendo de nossa necessidade de aprendizado e de trabalho.

A metempsicose é a doutrina segundo a qual podemos renascer como pessoas ou como animais. O Espiritismo nos ensina que há a lei de progresso e que segundo esta lei de Deus todos caminhamos rumo à perfeição. Ninguém regride e conseqüentemente não poderíamos ocupar o corpo de um animal.

Como vemos existem conhecimentos espirituais que estão além da tradição judaico-cristã de nossa sociedade ocidental. Porém é necessário que apliquemos a razão a estes conhecimentos, para não sermos pegos por crendices e superstições.

Para podermos analisar todo ensino religioso com sabedoria é importante termos sempre em mente os ensinos de Jesus, que nos apresentou um Deus bom e justo. Cada informação tem que estar de acordo com estes atributos do Pai. Lembrando que Jesus, além de nos falar sobre a reencarnação nos alertou que o amor é a chave que abre as portas que conduzem à felicidade.

Loading