DA ALMA
108.
 Onde está a sede da alma?
A alma não se encontra, como geralmente se pensa, localizada numa parte especial do corpo: forma com o perispírito um todo fluídico, penetrável, que se assimila ao corpo inteiro, com o qual constitui um ser complexo, ao qual a morte não é, de certo modo, senão um desdobramento.
Figuremos dois corpos semelhantes, penetrados um pelo outro, confundidos durante a vida e separados depois da morte.
 Advinda esta, um é destruído e o outro subsiste.
No decorrer da vida, a alma age mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento.
 Ela é simultaneamente interna e externa, isto é, irradia para o exterior, e pode mesmo afastar-se do corpo, transportar-se à distância e manifestar sua presença, como o provam a observação e os fenômenos sonambúlicos.
109.
 A alma é criada conjuntamente com o corpo, ou anteriormente?
Depois da questão da existência ou não existência da alma, esta é a mais séria, pois de sua solução decorrem importantes conseqüências: é a única chave para resolver um sem número de problemas até agora insolúveis.
De duas uma: a alma existe ou não existe antes da formação do corpo.
 Não pode haver meio termo.
 Admitida a sua preexistência, tudo se explica lógica e naturalmente.
 Não admitida, tropeçaremos a cada passo.
 Sem a preexistência é mesmo impossível justificar certos dogmas da Igreja.
 E a impossibilidade de justificação é o que tem levado à incredulidade muitas pessoas que raciocinam.
Os Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, assim como a lógica, não permitem dúvidas a tal respeito.
 Admita-se, não obstante, a preexistência da alma, ainda que seja a título de simples hipótese, se se quiser, e ver-se-á que se dissipa a maior parte das dificuldades.
110.
 Se a alma é anterior, tinha individualidade e consciência de si mesma antes de sua união ao corpo?
Sem individualidade e consciência de si mesma, seria como se não preexistisse.
111.
 Antes de sua união com o corpo, teria a alma realizado algum progresso ou permanecia estacionária?
O progresso anterior da alma é, ao mesmo tempo, demonstrado pela observação dos fatos e dos ensinamentos dos Espíritos.
112.
 Deus criou as almas iguais, moral e intelectualmente ou fez umas mais perfeitas e inteligentes que outras?
Se Deus tivesse criado umas almas mais perfeitas do que outras, essa preferência seria irreconciliável com a sua justiça.
 Sendo todas criaturas suas, porque haveria de isentar umas do trabalho que impõe a outras, para alcançar a felicidade eterna? A desigualdade das almas em sua origem seria a negação da justiça de Deus.
113.
 Se as almas são criadas iguais, como se explica a diversidade de aptidões e de predisposições naturais que existe entre os homens na Terra?
Essa diversidade é conseqüência do progresso que a alma realizou antes de sua união ao corpo.
 As almas mais evoluídas em inteligência e moralidade, são as que mais viveram e progrediram antes de sua encarnação.
114.
 Qual é o estado da alma em sua origem?
As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem cultura e sem conhecimento do bem e do mal, mas com aptidões iguais, para tudo.
 De princípio encontram-se em espécie de infância, sem vontade própria nem consciência absoluta de sua existência.
 Só lentamente desenvolvem-se-lhes as idéias e o livre-arbítrio.
 (O Livro dos Espíritos, ns.
 114 e seguintes).
115.
 A alma realiza esse progresso anterior no seu estado propriamente dito ou em precedente existência corporal?
Além do que ensinam os Espíritos a este respeito, o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem, na Terra, prova que o progresso anterior da alma deve ter sido realizado numa série mais ou menos longa de existências corporais, conforme o grau atingido.
A observação dos fatos que diariamente se apresentam aos nossos olhos o demonstra de sobejo.
 (O Livro dos Espíritos, ns.
 166 a 222 – Revue Spirite, abril, 1862, págs.
 97 a 106).

