Propriedades Linguisticas

 Classificação

O esperanto é uma língua aglutinante, sem gêneros gramaticais para entidades assexuadas, sem conjugação de verbos variáveis por pessoa ou número e com três modos — indicativo, imperativo e subjuntivo, além das formas nominais do verbo e seis particípios; contém apenas dois casos: o acusativo e o nominativo.

Como uma língua construída, o esperanto não é relacionado genealogicamente a nenhuma língua étnica; pode ser descrito como uma língua de léxico predominantemente românico e de morfologia aglutinante. A fonologia, a gramática, o vocabulário e a semântica são baseados em línguas indo-européias ocidentais. Os fonemas são essencialmente eslavos, assim como muito da semântica, enquanto o vocabulário é derivado primordialmente de línguas românicas, com uma menor contribuição de línguas germânicas e algumas palavras de várias outras línguas (o dicionário etimológico de esperanto Konciza Etimologia Vortaro, de André Cherpillod, faz referência a 110 línguas).

A pragmática e outros aspectos da língua não descritos especificamente nos documentos originais de Zamenhof foram influenciados pelas línguas nativas dos primeiros falantes, principalmente russo, polonês, alemão e francês. A escrita é de acordo com a fonética (uma letra para cada som e um som para cada letra) e a morfologia é extremamente regular e fácil de aprender.

Tipologicamente, a ordem sintática padrão do esperanto é sujeito-verbo-objeto e adjetivo-substantivo. Novas palavras podem ser formadas a partir de processos de construção com morfemas já existentes na língua, ou podem ser introduzidas como neologismos.

 

 Fonologia

O esperanto tem cinco vogais e 23 consoantes, das quais duas são semivogais. Não há tons. A sílaba tônica é sempre a penúltima (paroxítona), a não ser que a palavra tenha apenas uma vogal ou que a vogal final tenha sido omitida (situação em que é tónica a última sílaba; neste caso é graficamente substituída por um apóstrofo: «kastelo» = «kastel ») – recurso estilístico para a poesia.

 

 Consoantes

  Bilabial Labio-
dental
Alveolar
Pós-

alveolar

Palatal Velar Glótico
Plosiva p b   t d     k g  
Nasal   m     n        
Vibrante       ɾ        
Fricativa   f v s z ʃ ʒ   x   h  
Africada     ʦ   ʧ ʤ      
Lateral       l        
Aproximante           j    

 

 Vogais

  Anterior Posterior
Fechada i u
Média e o
Aberta a

 

 Gramática

A gramática segue poucas regras simples, sendo porém necessário algum estudo para uma aprendizagem satisfatória.

As palavras são formadas pela junção regular de radicais (prefixos, sufixos e outros), de modo que “novas” palavras criadas ad hoc são compreendidas trivialmente através da sua análise morfológica (inconsciente, no caso de falantes fluentes).

As diferentes classes gramaticais são marcadas por desinências próprias: substantivos recebem a desinência o, adjetivos recebem a desinência a, advérbios derivados recebem a desinência e e todos os verbos recebem uma de seis desinências de tempos e modos verbais.

A pluralidade é marcada nos substantivos e adjetivos concordantes pela desinência j, e o caso acusativo é marcado pela desinência n, cuja ausência indica o nominativo. Assim, bela birdo significa bela ave, belaj birdoj, belas aves, e belajn birdojn, como em mi vidas belajn birdojn (eu vejo belas aves), belas aves complementando diretamente uma ação (nesse caso, sendo vistas).

 

Substantivo Nominativo Acusativo
Singular o on
Plural oj ojn
Adjetivo Nominativo Acusativo
Singular a an
Plural aj ajn

As seis inflexões são três tempos e três modos verbais. O tempo presente é marcado por as, o futuro por os, e o passado por is; o modo infinitivo é marcado por i, o condicional por us, e o volitivo (imperativo + conjuntivo) por u. Assim: mi vidas, eu vejo; mi vidos, eu verei; mi vidis, eu vi; vidi, ver; mi vidus, eu veria; ni vidu, vejamos. As desinências não variam de acordo com a pessoa.

 

Tempo verbal Desinência
Presente -as
Passado -is
Futuro -os
Modo verbal Desinência
Infinitivo -i
Volitivo -u
Condicional -us

Além dessas formas, o verbo pode se apresentar na forma de particípio. São os particípios do esperanto:

  Desinência do Particípio
Tempo Ativo Passivo
Presente -anta -ata
Passado -inta -ita
Futuro -onta -ota

Terminados em –a, os particípios são usados com o verbo esti (ser/estar) para a formação de tempos compostos. A desinência –a pode também designar um adjetivo do particípio. Trocando-se o –a por –o, contrói-se um substantivo do particípio, e por –e, um advérbio do particípio.

 

 Vocabulário

O vocabulário original do esperanto foi definido em Lingvo internacia, publicado por Zamenhof em 1887. Trata-se de uma compilação de 900 radicais, passíveis de expansão para dezenas de milhares de palavras com prefixos, sufixos e composição. Em 1894, Zamenhof publicou o primeiro dicionário de esperanto, Universala Vortaro, com uma maior quantidade de radicais. As próprias regras da língua permitem a introdução de novos radicais de acordo com a necessidade, recomendando apenas que isso seja feito a partir das formas mais internacionais.

Desde então, muitas palavras têm sido emprestadas, basicamente mas não apenas de línguas da Europa ocidental. Nem todas as novas palavras propostas entram em uso generalizado, mas muitas o fazem, especialmente termos técnicos e científicos. Termos para uso cotidiano, por sua vez, geralmente são feitos a partir de outros radicais — por exemplo, komputilo (computador) a partir de komputi (computar) com o uso do sufixo il (para indicar ferramentas). Há freqüentes debates entre esperantófonos sobre a justificabilidade da introdução de uma palavra em particular e sobre as possibilidades de alcançar o sentido pretendido através da construção de palavras com elementos já existentes.

 

  Sistema de escrita

O esperanto é escrito através de uma versão modificada do alfabeto latino, ao qual foram incluídas seis letras com sinais diacríticos: ĉ, ĝ, ĥ, ĵ, ŝ e ŭ. A língua não inclui as letras q, w, x e y, que podem porém ser encontradas em textos no seio de palavras não-assimiladas oriundas de outras línguas.

O alfabeto contém 28 letras:

a b c ĉ d e f g ĝ h ĥ i j ĵ k l m n o p r s ŝ t u ŭ v z

Todas as letras são pronunciadas como seus equivalentes minúsculos no Alfabeto Fonético Internacional, à exceção das seguintes:

Letra Pronúncia
c [ʦ]
ĉ [ʧ]
ĝ [ʤ]
ĥ [x]
ĵ [ʒ]
ŝ [ʃ]
ŭ [u̯]

A impossibilidade de escrever as letras com sinais diacríticos em certos meios fez com que se adotassem convenções substitutivas. Zamenhof, ainda nos primeiros anos da língua, recomendou o uso de h após as letras c, g, h, j e s para formar ĉ, ĝ, ĥ, ĵ e ŝ. Uma convenção semelhante, mas com o x, usando-o também para o ŭ (cx = ĉ, ux = ŭ, etc.), foi criada originalmente para utilização em telegrafia, evitando situações de ambiguidade entre o h ortográfico e este h substituto de diacrítico; muito usado recentemente, principalmente em meio eletrônico, com a relativa popularização da internet.

Em setembro de 2006, a Seção de Pronúncia da Academia de Esperanto propôs uma resolução sobre o uso de sistemas diferentes de escrita sob circunstâncias e necessidades especiais: a substituição [das letras acentuadas por outros signos ou combinação de signos], quando for apenas um meio técnico que não objetive reformas da ortografia do esperanto, e quando ele não causar confusão alguma, não deve ser visto como contrária ao Fundamento. Assim, o uso do esperanto em código morse, braile, taquigrafia e com a letra x em substituição aos sinais diacríticos é considerado correto por esta Academia, sob circunstâncias específicas.

 

 Braille

src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2c/Braille_A1.svg/50px-Braille_A1.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fb/Braille_B2.svg/50px-Braille_B2.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ca/Braille_C3.svg/50px-Braille_C3.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/87/Braille_SH.svg/50px-Braille_SH.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3b/Braille_D4.svg/50px-Braille_D4.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/85/Braille_E5.svg/50px-Braille_E5.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9b/Braille_F6.svg/50px-Braille_F6.svg.png
A (1) B (12) C (14) Ĉ (146) D (145) E (15) F (124)
src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e7/Braille_G7.svg/50px-Braille_G7.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2c/Braille_%C3%8F.svg/50px-Braille_%C3%8F.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8c/Braille_H8.svg/50px-Braille_H8.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8e/Braille_%C3%9C.svg/50px-Braille_%C3%9C.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0f/Braille_I9.svg/50px-Braille_I9.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e9/Braille_J0.svg/50px-Braille_J0.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/Braille_W.svg/50px-Braille_W.svg.png
G (1245) Ĝ (12456) H (125) Ĥ (1256) I (24) J (245) Ĵ (2456)
src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/83/Braille_K.svg/50px-Braille_K.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/ff/Braille_L.svg/50px-Braille_L.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9b/Braille_M.svg/50px-Braille_M.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/34/Braille_N.svg/50px-Braille_N.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6b/Braille_O.svg/50px-Braille_O.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/28/Braille_P.svg/50px-Braille_P.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/43/Braille_R.svg/50px-Braille_R.svg.png
K (13) L (123) M (134) N (1345) O (135) P (1234) R (1235)
src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Braille_S.svg/50px-Braille_S.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1a/Braille_%C3%88.svg/50px-Braille_%C3%88.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/72/Braille_T.svg/50px-Braille_T.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/23/Braille_U.svg/50px-Braille_U.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/Braille_%C3%92.svg/50px-Braille_%C3%92.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f1/Braille_V.svg/50px-Braille_V.svg.png src=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/14/Braille_Z.svg/50px-Braille_Z.svg.png
S (234) Ŝ (2346) T (2345) U (136) Ŭ (346) V (1236) Z (1356)

 

 

Loading