“Os 5 Níveis de Prazer” –como usufruir a vida ao máximo


Se lhe dessem a opção de escolher entre ser feliz, rico (a) ou sábio (a), qual você escolheria? Tendo feito esta pergunta muitas vezes nos últimos 30 anos,muitas pessoas inicialmente responderam: “Rico, pois aí então serei muito feliz!” Entretanto, ao pensarem um pouquinho, mudaram a resposta: “Sabe de uma coisa? Tem um monte de gente rica por aí que não é feliz. Prefiro ser feliz!” Ao pensarem mais um pouco, freqüentemente concluíram: “Sabe, se eu fosse uma pessoa sábia provavelmente poderia descobrir como ser feliz… e até como ser rico!
           O Rabino Noach Weinberg, fundador e diretor da Organização Aish HaTorá de Estudos Judaicos sempre se dedicou a ensinar sabedoria para a vida. Um de seus cursos ‘carro-chefe’ chama-se “Os 5 Níveis de Prazer” –como usufruir a vida ao máximo. Por 35 anos centenas de milhares de pessoas se deleitaram com as explicações claras do Rabino Weinberg sobre o significado da vida e como maximizar a alegria e o prazer de viver.
           O Sr. David Dwek e o editor Michael Roney trouxeram agora esta sabedoria para o papel, onde poderá beneficiar centenas de milhares, se não milhões de pessoas!
           Quantas pessoas podem honestamente dizer que estão completamente satisfeitas com o que a vida tem a oferecer? Não muitas. Isto ocorre porque a maioria das pessoas está muito apegada aos prazeres físicos e materiais. Prazeres materiais são maravilhosos, mas não criam felicidade. Alguém pode ter 100 milhões de dólares, todos os ‘brinquedos’ e luxos conhecidos da humanidade, um(a) cônjuge belo(a) e inteligente e ainda assim ser infeliz. Então qual o caminho para sair desta infelicidade? A resposta é: Prazeres mais elevados!
           Como toda discussão inteligente, primeiro precisamos começar com uma definição: Prazer é a energia que uma pessoa absorve de algo que a ajuda a ter a capacidade de crescer e melhorar. Existem diferentes níveis de prazer, cada um definido por sua própria moeda (o que é necessário para conseguir este prazer) e cada um com sua ‘falsificação’. Não existe ‘taxa de câmbio’ entre os diversos níveis de satisfação.
Todos neste mundo procuram prazer. Isto é o que nos motiva. O problema não é que as pessoas procuram prazer: o Todo-Poderoso criou o mundo para a nossa satisfação. O problema é que muitas pessoas não estão cientes que existe uma hierarquia de prazeres e que existem falsos prazeres.
Freqüentemente nos contentamos com níveis inferiores de prazer porque não sabemos o que realmente é satisfação ou não estamos informados sobre os níveis mais altos de prazer. É como ir a uma sorveteria e pedir sempre sorvete de creme, porque nunca se ouviu falar sobre o Banana Split: três sabores de sorvete,uma banana cortada ao meio, duas coberturas diferentes, chantili, chocolate granulado e uma cereja no topo!
Os 5 níveis de prazer (baseado no livro Sefer HaChinuch, capítulo “Amora D’us”) são: (1) Prazeres físicos e materiais. Boa comida, roupas bonitas, casa confortável, música agradável, belos cenários. Esta categoria inclui tudo o que envolve os nossos cinco sentidos. (2) Amor. Nenhuma quantidade dos prazeres da categoria anterior pode comprar uma unidade de amor. Você aceitaria 25 milhões de dólares em troca de seu filho(a)? As pessoas venderiam tudo que têm e ainda contrairiam dívidas para salvar a vida de um filho. Abririam mão de todos os prazeres daquela categoria pelos desta. (3) Ser bom e encontrar significado na vida. Uma pessoa disposta a desistir de todas as suas posses por um prazer da categoria (2) irá abrir mão da satisfação de ficar com a sua família por uma causa que ache válida. Na 2a.Guerra Mundial muitos mentiram às suas famílias e alistaram-se nas Forças Armadas sabendo que as deixariam por muitos anos e talvez, possivelmente, nem voltariam vivos. Por quê? Para salvar o mundo para a humanidade, para destruir os representantes do mal, para tornar o mundo melhor. Senão temos um propósito na vida, então todos os prazeres físicos, férias adoráveis e até a melhor das famílias nada disto farão com que deixemos de sentir uma sensação de que algo está faltando. (4) O poder da criatividade, aperfeiçoar o mundo através da sabedoria. É o prazer de saber o quanto mais existe a se fazer de bom na vida. Por que a criatividade é algo tão emocionante? Porque ela toca na essência de D’us. A maior expressão de criatividade foi a Criação do mundo por D’us. Ele fez tudo a partir de absolutamente nada. Apenas um Ser Infinito pode fazê-lo. Expressar nossa criatividade é degustar este poder. (5) Nenhum ser humano estará totalmente satisfeito a menos que esteja em contato com uma Dimensão Transcendental. Quando tudo o que gostaríamos de fazer já está feito, o que procuramos é estender nossas mãos para fora deste mundo e conectarmo-nos com o Infinito, tornando-nos uma unidade com D’us. Esplendorosa é a experiência de fundirmos nossos seres relativamente pequenos e insignificantes com algo muito maior. Irrompemos além de nossas limitações e nos conectamos com D’us. O prazer deste nível não é comparável com mais nenhuma outra experiência na vida. Nada finito ou ligado a este mundo pode se comparar ao Infinito.
Para nos conectarmos com D’us, precisamos aprender a apreciar tudo que Ele faz por nós. Isto significa desistir das ilusões de que somos os responsáveis exclusivos por tudo o que conquistamos na vida. Tudo é dádiva de D’us. Se nos esforçarmos para apreciar as dádivas Divinas, atingiremos um nível de consciência da presença de D’us tão apurado que tudo o que fizermos virá acompanhado pelo sentimento de Seu amor e de Sua orientação. Ficaremos estupefatos além de qualquer outro prazer possível.
Se perguntamos a uma pessoa: “Qual o oposto de sofrimento?”, em geral ela responderá: “A satisfação, o prazer”. Errado! O oposto de sofrimento é a ausência de sofrimento, ou conforto. Igualar o conforto com prazer é a definição de decadência.
O sofrimento resultante de se fazer um esforço para realizar algo é o preço que pagamos pelo prazer. Qualquer coisa que tenhamos, seu valor será maior conforme o esforço despendido, as provações e o sofrimento envolvidos em sua aquisição. Um milionário que fez fortuna sozinho valorizará seu dinheiro muito mais do que outro sujeito que o tenha ganho numa enorme herança. Para termos sucesso na procura da satisfação e do prazer, precisamos focalizar na meta e no prazer do esforço despendido para conquistá-la. Aquele que focar no sofrimento poderá acabar desistindo e nunca chegará à meta proposta.
Neste livro o Rabino Weinberg leva o leitor a uma jornada de análise, esclarecimento e fortalecimento, mostrando como reconhecer e até tornar-se um expert em cada nível, com o objetivo de mudar profundamente e moldar sua vida com vistas à máxima satisfação. É uma obra-prima e beneficiará tremendamente qualquer pessoa que deseje mais de sua vida.
As poucas idéias que compartilhei com você, querido(a) leitor(a) são entendimentos profundos que exigem mais desenvolvimento e explicações. Por isto é que você desejará ler o livro (em inglês) The Five Levels of Pleasure – Enlightened Decision Making for Success in Life. Ele está disponível em http://The5Levels.com.
 

Loading