Você e as Drogas

 

Para podermos compreender o assunto que vamos tratar precisamos saber algumas definições.

Alcalóides

 
 

São substâncias orgânicas (azotadas = nitrogenadas) de origem vegetal. Assim como exemplo de alcalóides temos: cafeína, cocaína, heroína, maconha, morfina, ópio, etc.. Histórico, a revista Veja de 27/06/98, traz na matéria Passageiros da Agonia um breve relato histórico porém muito interessante que diz o seguinte: Substâncias alucinógenas e estupefacientes fazem parte da história da humanidade. A Bíblia faz referência ao uso de bebida alcoólica, a maconha já era utilizada na China 3000 anos A.C. Vêm da mesma época os primeiros registros do consumo de ópio, como relaxante e analgésico. No México, um cacto alucinógeno, o peiote ou mescal, integrava os rituais religiosos desde 1000 anos AC. Mais recentemente nos anos 40, soldados da 2a guerra mundial, nas frentes de batalha , ingeriam anfetaminas. Isso lhes aumentava a vigília e os excitavam. Nos anos 60 , a maconha acompanhou a juventude nos atos de protesto. Desencadeou-se a seguir LSD, cocaína, heroína, crack, exstasy, alem das drogas antigas.

 

Como são consumidas, as Drogas de maneira geral são consumidas quase que na sua totalidade na formal oral, algumas de maneira oral e injetável, outras de forma oral, injetável e aspirada, portanto como vemos as maneiras de consumi-las são bastante simples.

 

Explicação técnica da ação das drogas,todas as drogas atuam no sistema nervosos central (SNC). O sistema nervoso, estrutura corporal responsável pelo controle e integração das atividades das várias partes do organismo, oferecendo um mecanismo pelo qual o ser pode responder a mudanças no ambiente externo enquanto mantém um ambiente interno constante. É composto por nervos (neurônios) e células especiais. A transmissão de informações entre as células nervosas (nas sinapses) realiza-se em geral Por meio da emissão de pequenas quantidades de substâncias transmissoras. A comunicação com os outros tecidos corporais pode se dar através da liberação direta de substâncias transmissoras sobre o tecido do órgão geralmente na presença de outras substância, como uma enzima. Tudo isso, células motoras e sensoriais, tem como centro integrante o cérebro. As terminações nervosas (sinapses) tem como meio de comunicação cérebro, organismo, uma ação eletro-química, uma vez desestabilizada a harmonia e a constituição química destas, fixa-se no organismo a necessidade contínua do produto químico que as desestabilizou(dependência química).

 

Classificação das drogas, as drogas podem ser classificadas em cinco grupos, a seguir:1-Substâncias Euforizantes: ópio,e seus derivados como a morfina,(heroína), codeína, cocaína, etc.2- substâncias Alucinógenas: maconha, LSD, peiote, (cacto) 3-Substâncias que causam torpor e até anestesia: alcool, éter, clorofórmio, lança-perfume,etc.4-Substâncias Hipnóticas, que provocam sonolência: barbitúricos, e também os tranqüilizantes modernos como o diazepan, etc. 5- Substâncias Excitantes (de origem vegetal): fumo,café,chá, folhas de coca, de origem sintética, anfetaminas.

 

Possíveis causas da iniciação nas Drogas. As pessoas podem se iniciar de várias maneiras assim como 1- A curiosidade e a procura de novas sensações.2-A falta de ocupação.3- As amizades.4-Problemas emocionais. 5-Problemas financeiros. Muitas das vezes também depois de um longo tratamento de obesidade, de insatisfação existencial, em que se utiliza de soníferos potentes por longo período, insatisfação ou incompreensão sexual, acomodação, falta de vontade de lutar, carências várias. Falta de uma prática religiosa.

 
 

Como se reconhece um dependente de drogas? A relação abaixo serve como referência das possíveis alterações de comportamento de uma pessoa que tenha entrado em contato com as drogas:   bullet1.gif   Mudança de atividade de competitivo para passivo e retraído
   bullet1.gif   Irritabilidade e mau humor
   bullet1.gif   Sensível, e embrutecido
   bullet1.gif   Paranóia vaga
   bullet1.gif   Não cuida da aparência
   bullet1.gif   Recusa tarefas
   bullet1.gif   Desinteresse pelos estudos
   bullet1.gif   Aumento do apetite
   bullet1.gif   Perdas de peso
   bullet1.gif   Pensamento desordenado memória prejudicada
   bullet1.gif   Corrimento nasal
   bullet1.gif   Rosto pálido
   bullet1.gif   Amigos novos, que persistem em não se identificar
   bullet1.gif   Segredos à respeito de dinheiro, desaparecimento de objetos e dinheiro
   bullet1.gif   Insônia
   bullet1.gif   Sinais de picadas nos braços
   bullet1.gif   Tendência ao suicídio

 

Cuidados a serem tomados quando descobrir o envolvimento.

 
 

É muito importante agir de maneira firme, porém, não enérgica e sem o uso de agressões, mesmo que verbais ao se descobrir que um filho ou um amigo está usando algum tipo de drogas.

Como Agir


1 Não rejeitar. O primeiro amparo que o viciado deve ter é o da família.
2 Manter a calma e informar-se sobre o assunto.
3 Não estigmatizar com preconceitos incriminando o viciado com moralismo acentuando o conflito
4 Não buscar desculpas através de soluções práticas
5 Evitar companhias que levem à recaída
6 Ser franco, afetivo sem superdimensionar o problema.
7 Conhecer os recursos da comunidade
8 Buscar auxílio especializado
9 Incentivar os esportes.
10 Proporcionar guarda espiritual
 

Síndrome da abstinência

 
 

Quando o DQ, não tem a droga sofre como se fora um curto-circuito nervoso. Normalmente nessa situação ocorre náuseas, vômitos, diarréias, choro, crises intensas de introspeção, violência, cansaço ofegante por mínimo esforço, pressão arterial elevada, insônia, ansiedade, tremores, etc.

Atribuição do Espiritismo. O complexo corpo, perispírito,Espírito, cujo cérebro material é o centro do SNC, na vida de relação, tem suas terminações nervosas disseminadas pelo organismo material. Vivifica as sensações materiais de prazeres grosseiros, ou de sentimentos virtuosos, de acordo com a evolução do Espírito encarnado. Nós sabemos também que o Espírito desencarnando não se torna diferente do que era quando encarnado, arrastando junto de si toda a experiência da matéria boa ou má. Assim não fica difícil sabermos a ventura ou desventura de um Espírito quando desencarnado, basta sabermos como ele viveu. Sabemos também que o Espírito desencarnado pode influenciar os encarnados que tem tendências para o uso de drogas. Isso chama-se obsessão, que nós Espíritas podemos com um trabalho sério tratar em conjunto com o devido tratamento médico, porém a Família do DQ deve ter a sua parcela de contribuição no sentido de evangelizar o nosso irmão em desequilíbrio conduzindo-o de maneira firme e indulgente. A pessoa do DQ deve ser tratada com isenção de ânimos sem deferência especial para que se sinta bem à vontade e não se sinta um peso para a Família. Os outros componentes da Família devem de maneira mais sincera possível evitar atritos que declarem de alguma maneira a sua insatisfação em relação ao problema do irmão lembre-se nós todos temos que mostrar nossa evolução praticando a lei de amor que Jesus o Excelso Rabi da Galiléia nos ensinou. Em suma a Doutrina Espírita nos esclarece através as reencarnações sucessivas o motivo de todos os problemas da nossa vida material. Cabe-nos a responsabilidade de ensinar aos companheiros de jornada a necessidade de lutarmos para mudar a nossa situação de inferiores justificando assim as oportunidades que Deus nos dispõe para evoluirmos.

Olavo, porque o homem se droga e se alcooliza?
 
 

Porque sempre deseja algo mais, e para isso precisamos ter força para conseguir o almejado. Quando nos sentimos fracos, buscamos o que venha a nos fortalecer. Veja: uma pessoa com insônia busca o remédio, o sonífero, em vez de buscar a causa do problema. A insônia é a conseqüência dos acontecimentos atuais da pessoa. Até para dormir temos de nos exercitar, prepararmo-nos. Não se leva preocupação para o leito e sim o corpo, que precisa descansar. O viciado busca a droga, porque deseja algo e não consegue através de uma liberação consciente, isto é, natural sem excitantes. Se a criança desde pequena fosse educada para enfrentar qualquer situação, correria pouco ou nenhum risco. O aumento do número de drogados ocorre, simplesmente, porque o ser que está chegando à terra é recebido erradamente e criado de maneira mais errada. Driblando a Dor- Luiz Sérgio cap.4

 
AgradecemosLuiz Gonzaga Scalzitti pelo envio deste texto.
 

Loading