Drogas – FEESP

    
O uso de drogas é parte preponderante dos problemas sociais que afligem na atualidade o nosso mundo.
O tráfico de drogas em todo o mundo é a segunda fonte de renda do crime organizado o que significa que estão disponíveis através de vastas redes de distribuição nos ambientes sociais, profissionais, escolares de fácil acesso por jovens e adultos.
Na fase atual, a forma de combate ao uso de drogas é a educação através de uma postura realista e principalmente baseada em informações obtidas em fontes seguras e confiáveis.
Alguns aspectos essenciais do problema devem ser abordados com jovens em especial:
·    width=13     conceito de drogas
     width=13     os motivos que levam ao uso de drogas
·    width=13     os efeitos no organismo
·    width=13     a dependência física, psíquica e espiritual
·    width=13     a recuperação
·    width=13    as drogas e o espiritismo  
  
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define drogas com sendo todas as substâncias que introduzidas em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções.
Os medicamentos se incluem neste conceito geral pois visam através de modificações que provocam a erradicação de enfermidades mas utilizados sob supervisão médica e sob controle dos seus efeitos no organismo trazem benefícios ao ser humano.
As drogas lícitas (fumo e álcool) ou ilícitas (maconha, cocaína, heroína, ecstasy etc.) produzem reações graves variando em cada usuário em função de características genéticas, alimentação etc.

AS DROGAS LÍCITAS
 
É importante destacar para os jovens que a licitude no uso de uma determinada droga não significa que não provocam danos no organismo. As drogas mais utilizadas são justamente duas drogas lícitas que são o álcool e o fumo que produzem anualmente elevado número de óbitos em todo o mundo.
Especificamente no que se refere ao fumo notícias divulgadas pela OMS revelaram que provocam maiores prejuízos em organismos em desenvolvimento do que em organismos adultos o que torna a droga mais danosa ao jovem que a utiliza com freqüência.
As drogas ilícitas são assim denominadas por terem a sua comercialização e uso considerados crimes.
Atualmente cresce assustadoramente o uso de drogas sintéticas que são produzidas em laboratórios ensejando menor espaço para fabricação e menor risco de exposição às autoridades. O ecstasy situa-se entre as drogas sintéticas mais utilizadas na atualidade de fácil acesso a jovens em grupos em danceterias e ambientes outros que freqüentam para diversão.
O importante é termos consciência que drogas lícitas não deixam de produzir efeitos danosos ao espírito e a matéria reduzindo a nossa capacidade como espíritos encarnados de interagir no meio ambiente em que vivemos para a construção da nossa felicidade através do progresso.

POR QUE AS PESSOAS USAM DROGAS?
 
São extremamente variados os motivos pelos quais as pessoas usam drogas:
·    width=13     falta de perspectivas
·    width=13     descontentamento com a realidade e para fugir dela
·    width=13     para relaxar
·    width=13     para melhorar momentaneamente o próprio desempenho
·    width=13     para se sentir mais seguro ou eufórico
·    width=13     falta de informação
·    width=13     curiosidade
·    width=13     desejo de integração a um grupo
·    width=13     que é proibido é mais gostoso, ou, enfim, porque a droga provoca sensações agradáveis, embora passageiras.
Muitas pessoas continuam a consumir drogas para reviver essas sensações e para combater o desconforto que, geralmente, acontece depois de passado o seu efeito.

QUAIS OS EFEITOS NO ORGANISMO?
 
Dependendo da droga, variam os efeitos, a intensidade e o perigo para o organismo.
Todas são perigosas, e aí não se incluem apenas as consideradas pesadas, mas, também, o álcool e o cigarro, vendidos livremente.
Pode ocorrer, e tem se tornado cada vez mais comum, o consumo associado de duas ou mais drogas.
– maconha e cocaína
– tranqüilizantes e crack
– cocaína, álcool e maconha, e ainda outra
O perigo é maior porque esse uso combinado, além de intensificar o efeito das drogas, pode provocar reações imprevisíveis, ou antagônicas, que causa danos muitas vezes irreparáveis ao organismo.
Pouco a pouco é preciso aumentar a dose porque, com o uso, o organismo acostuma e ela e seus efeitos vão se tornando menos intensos.
Uma overdose (superdose), ou seja, uma dose de droga superior a que o organismo está acostumado ou pode suportar, poderá levar a pessoa à morte.
O uso de drogas injetáveis também pode causar doenças como a hepatite infecciosa ou a Aids (se a pessoa se utiliza de seringa contaminada).
Há ainda o problema criado pelos traficantes que, para aumentar o lucro, misturam às drogas, outras substâncias, como pó de mármore, talco, anfetaminas etc., que podem obstruir as vias respiratórias, causando sufocamento e levando à morte.
De um modo ou de outro, todas drogas são perigosas

O QUE É DEPENDÊNCIA DE DROGA?
 
A dependência de uma droga pode ser física ou psicológica.
FÍSICA: é a adaptação do organismo à presença constante de uma droga, cuja ausência provoca mal-estar físico e uma necessidade imperiosa de usar aquela droga (substância).
PSICOLÓGICA: é um estado mental que se caracteriza pela necessidade que a pessoa tem de sentir, de modo permanente, o efeito de uma droga e por sensações de desconforto quando é privado dela.
A dependência psicológica pode ser observada em relação a todos os tipos de drogas.
A OMS recomenda que não se faça a distinção entre dependência física e psicológica pois ambas são componentes importantes no vício.
Maconha e ecstasy são substâncias tóxicas que provocam vício e consequentemente dependência pois é inquestionável o uso reiterado para retomar sensações produzidas pela droga e trazidas como lembranças no processo de memória.
Difícil enfrentar o medo indiscriminado, a insegurança generalizada e o desespero existencial sem apoio em uma sólida estrutura de convicções sem um sistema ético adequado. daí o apelo a entorpecentes, estimulantes ou tranqüilizantes.
Falta conteúdo espiritual, convicções racionais, confiança nos mecanismos auto-reguladores da própria vida. Falta o senso da responsabilidade pelos atos praticados, bem como a certeza de que a cada ação num sentido corresponde uma reação em sentido contrário. 
Não quer dizer que devamos condenar aquele que recorre à droga. Ele precisa de compreensão e de esclarecimentos. Precisa descobrir sua própria realidade espiritual, sua condição de ser preexistente, sobrevivente e imortal, a caminho da perfeição.
Precisam antes do amor que, na sua dinâmica, se converte em caridade. Muitas vezes, o dependente da droga não está preparado para ser conscientizado em relação ao lado espiritual e rejeitará sumariamente qualquer tentativa nesse sentido. Não rejeitará, porém, a abordagem do amor fraterno, que é, precisamente, o componente pelo qual mais anseia, na tormentosa aflição e solidão em que vive.
    Topo…
 
A dependência de drogas não é unicamente um processo biológico como já ficou claro na análise elaborada no item acima.
Existem atualmente vários tipos de terapias desde aquelas que utilizam medicamentos e substituições quanto ao tipo de drogas às terapias desenvolvidas na área da psicologia e psiquiatria.
Tendo em vista que no meio espírita consideramos a dependência espiritual que se manifesta em processos de obsessão fator fundamental no processo do vício desenvolvemos na FEESP, já adotada por algumas casas espíritas assistência espiritual para a recuperação de usuários.
A assistência espiritual se desenvolve com a reeducação – que é essencial – através de palestras evangélicas com base doutrinária e especializada. Como toda terapia espírita, a fluidoterapia é utilizada através dos passes e conjugada aos trabalhos de manifestação de entidades e doutrinação.
Existe estatística mundial revelando que 50% dos usuários de drogas se recuperam em trabalhos bem elaborados que a este propósito. Na assistência espiritual especializada, temos resultados que superam esta estatística geral o que atribuímos ao cuidado especial para eliminação do processo de desobsessão.
Organizações idôneas e eficazes se dedicam a recuperação como por exemplo o narcóticos anônimos.
No processo de recuperação a orientação a família é sempre importante tendo em vista que laços familiares fortes, equilíbrio entre afeto e disciplina, pais confiantes em seus métodos educativos, respeito e tolerância são essenciais para que o indivíduo tenha o necessário apoio para as lutas do dia a dia.
O importante não é falar para o jovem e sim, falar com o jovem através do diálogo franco.

AS DROGAS E O ESPIRITISMO
 
Os seres humanos tendem a criar necessidades artificiais visando desenvolver processos de aparente equilíbrio na busca da felicidade – objetivo último de todos.
As drogas têm o propósito citado mas em se tratando de quadros mentais e físicos criados artificialmente sem o suporte físico natural ou espiritual – ensejam a repetição do uso para manutenção do quadro de sensações provocados.
Ultrapassa-se o limite do necessário e cria-se o vício. estabelecido o vício – que é inerente ao espírito – manifesta-se no uso das drogas debilitando o organismo e consequentemente a interação espírito e matéria.
Através dos processos de obsessão desencarnados que carregam consigo para a dimensão espiritual lembranças das sensações que as drogas provocavam quando na matéria – por reflexo no perispírito – influenciam e são influenciados determinando em alguns caso o início do uso das drogas ou se estabelecendo em conseqüência do uso pré-existente.
O usuário de drogas é um doente espiritual ensejando educação espírita para o desenvolvimento da fé.
O usuário de drogas necessita do fortalecimento físico e perispiritual para o combate ao vício.
São as ferramentas extraordinárias que dispomos na doutrina para o combate ao vício em todas as suas formas.
Salientamos que o texto é parte integrante do livro do Dep. de Infância, Juventude e Mocidade da FEESP – cuja diretora é a Sra. Sylvia Puglia, e nos foi gentilmente cedido para publicação por Wlademir Lisso (FEESP).
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO
RUA MARIA PAULA 140 – BELA VISTA
CEP 01319-000 SÃO PAULO – SP
E-mail: feesp@feesp.com.br

Loading