Tesouro inapreciável – Joanna de Ângelis

     

Tomás de Kempis foi um suave mensageiro de Jesus, que se emboscou na roupagem carnal revestido pela condição de monge modesto, para copiar livros e mensagens que iluminaram o mundo…

Em pleno século XV, numa Alemanha destroçada, onde o poder político ultrajado perdia-se em intrigas intérminas e lutas incessantes, ele permanecia no seu mister, ao tempo em que também anotava as próprias reflexões.

Foi no silêncio da abnegação que escreveu o Imitação de Cristo, que se transformou num vade mecum semelhante à Bíblia, sendo traduzido para inúmeros idiomas, consolando dezenas de milhões de vidas através dos tempos… Ele, porém, elegera o anonimato, porque o importante er a a mensagem e não o mensageiro.

O rei Luís IX, da França, celebrizou-se pelo amor e pela sabedoria cristã, sendo considerado um dos grandes vultos da Idade Média, dedicando-se à fé religiosa e à sua vivência.

Organizou e dirigiu a oitava cruzada, vindo a desencarnar em Túnis, na África do Norte, no dia 25 de agosto de 1270, vitimado pela peste, sem haver alcançado o objetivo do empreendimento para o qual fora criado. Sua certeza a respeito da divina ajuda tornou-o exemplo de fé invencível.

Conta-se que, quando viajara por barco na direção do Oriente, uma tempestade ameaçou a embarcação em que se encontrava, provocando pânico na tripulação e em todos os presentes. Ele ajoelhou-se e orou longamente, após o que afirmou a todos, jovialmente: – Coragem! Nenhum mal nos acontecerá. Sigamos em paz.

Interrogado a respeito da certeza que o dominava, redarguiu, sereno: – As preces dos nossos irmãos do mosteiro de Claraval acompanham-nos…

…E realmente nada aconteceu à embarcação e aos seus viajantes.

Israel esperava, no esplendor do Império romano, que viesse o Messias.

Quando João, o Batista, começou a proclamar que era chegada a hora e que todos se penitenciassem, arrependendo-se e mudando de vida, muitos daqueles que o ouviam, acreditaram que, por fim, estava chegando o grande guerreiro que libertaria o povo oprimido, que estorcegava sob o tacão imperialista, transferindo-lhe a prepotência, o orgulho da raça, a glória de mentira em torno da dominação do mundo…

…E veio Jesus, simples e nobre como o lírio do campo, puro e vigoroso como uma espada nua, pregando o Reino dos Céus, aquele que é indimensional, que dispensa todos os aparatos e exterioridades.

Em razão disso, não foi aceito, porque o orgulho cego desprezava a pureza, tinha a simplicidade como miséria moral e a pobreza como condenação divina.

…Até hoje, infelizmente, embora os exemplos d e exaltação dos valores espirituais, o culto ao bezerro de ouro predomina terrível, iludindo os fantasiosos que supõem não terem como enfrentar a consciência que despertará um dia.

Acreditam no poder político, agarram-se às velhas fórmulas da corrupção e do vandalismo moral, pretendendo-se uma existência física sem termo, como se a enfermidade, a velhice e a morte não os derrubasse dos pedestais da ilusão onde vivem fascinados.

Sucede que o orgulho, esse filho espúrio do egoísmo, não aceita contradita, não admite posição secundária e a postura de bondade que assume é, normalmente, um disfarce para esconder a agressividade e os sentimentos doentios que predominam no íntimo das suas vítimas.
* * *
Acautela-te desse morbo infeliz que destrói as belas florações do bem, do humanitarismo, da caridade…

Não lhe dês trégua onde quer que se homizie e o percebas.

Aprende a cultivar o tesouro inapreciável do amor sem jaça, que se doa sem exigência, que se sacrifica em júbilo, que constrói em silêncio.

Torna-se indispensável que treines abnegação e renúncia, e todo o bem que faças não aguardes retribuição de forma alguma.

Preserva o prazer de servir pela alegria imensa de seres útil.

Recebes o ar, o Sol, a Natureza em festa, que se renovam incessantemente, ajudando-te no crescimento para Deus. Nada te exigem e quase não lhes percebes a grandeza, a utilidade, o valor indispensável.
Acompanha o leito de humilde regato e o verás crescer suavemente, recebendo afluentes que o transformam em rio caudaloso na busca do oceano, onde mistura as suas nas águas volumosas que o absorve.

Trabalha, desse modo, confiando em Deus, e autoiluminando-te, considerando-te somente como servidor.

És importante no grupo social, porque podes erguê-lo às cumeadas do progresso, assim como dispões de mecanismos para desagregá-lo por impertinência, presunção ou primitivismo emocio nal.

Nunca, porém, serás insubstituível.

Reconhece as tuas fragilidades, a dimensão do teu real valor e faze o melhor que esteja ao teu alcance, sem jactância, sem presunção.

Não te permitas magoar quando os fatos não sucederem, conforme gostarias e jamais te decepciones com o teu próximo. Tem em mente as tuas próprias dificuldades e o compreenderás nos desafios que enfrentas.

Jamais coletes na mente e no sentimento o lixo tóxico do ressentimento, do ódio, da amargura, que te fará imprevisto mal.

És o que de ti mesmo fazes.

Aprende a ser feliz, amando e ajudando, de modo que esse tesouro nunca te seja retirado, antes faça-se multiplicado.

Grandioso e insuperável, o amor é o poder que não toma espaço, que na sobrecarrega, que não se desgasta.

Assim procedendo, tornar-te-ás simples e bom, crescendo em silêncio e em paz no rumo de Deus.

Não te facultes atingir pelas set as da inferioridade que ainda te ferem os sentimentos.

Esse amor sem dimensão, dilui os miasmas densos do orgulho e da loucura do ego.
* * *
Renasceste para conquistar a verdade adormecida no teu íntimo.

Porfia e ama.

Jesus te convidou por amor e prossegue amando-te, proporcionando o campo de ação para o treinamento da tua evolução.

Fixa na mente que os piores inimigos do ser humano encontram-se no íntimo dele mesmo, que sintoniza com as equivalentes ondas da inferioridade moral e espiritual.

Amando e renunciando, sintonizarás com a Vida Gloriosa, que é o teu fanal.

Joanna de Ângelis.
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica
de 24 de agosto de 2011, no Centro Espírita Caminho da Redenção,
em Salvador, Bahia.
Em 21.5.2015.

Loading