ENFERMO INTELIGENTE – Horizontes da Mente – Miramez

O enfermo no leito se encontra como onerado perante todos, abatido diante da vida.

Parece um devedor sem remissão.

É, pois, o instante de reagir, como doente inteligente, aceitando os fatos, sem que esses fatos o tornem um covarde.

Amigo enfermo, colocai-vos na posição de defesa, mas aquela que não entristece, que não reclama, que não revolta, que não inveja.

É a luta interna na vossa mente, renovando conceitos na base das recomendações do Cristo de Deus.

Se vos sentirdes aniquilado, compactuareis com as forças dessa natureza.

Se a angústia vos ronda o coração e cederdes a essa opressão, estareis vos colocando ao lado do desânimo.

Se os problemas morais invadem o vosso convívio, ateando fogo em vossos sentimentos, lembrai-vos de que o perdão e o amor saio as melhores defesas, como água divina que apaga todas as investidas inferiores, na qualidade de combustível em chama.

A dor, de certo modo, é uma mensageira acessível à amálgama que se lhe queira dar.

Já pensastes o quanto podeis ser útil, aquecido por ela? Aqueles que por amizade ou dever vos visitam, podem estar mais doentes que vós e, por vezes, são impressionáveis ao ouvir a voz da vossa experiência.

Se souberdes envolvêlos na fé, na paciência, no amor, na esperança, na alegria, sairão dali fortalecidos, multiplicando a mensagem de ânimo onde quer que forem.

No leito, podeis meditar com mais eficiência nos próprios erros e corrigi-los, fazendo a mente sair da escuridão e instalando nela a luz, pela consciência.

O enfermo inteligente, quando alia essa qualidade ao coração, é sobretudo uma alma introjetada, que encontra Deus em si mesmo, conhecendo a hora profética de arrancar o joio na abundante lavoura da mente, deixando o trigo maduro florescer como alimento para tudo e para todos.

Existe um amparo extraordinário nas horas das vossas provas difíceis.

É a prece.

No entanto, é imprescindível saber fazê-la.

Em páginas anteriores, deixamos muito claro o valor da oração e como se portar para fazê-la com proveito.

Considerando que a súplica é um pedido do filho para o Pai, já pensastes quanto o genitor recebe, através do pedido, todo o carinho, toda a humildade, toda a fé, toda a gratidão e, acima de tudo, a esperança com alegria? Esse filho recebe mais, porque sabe dar de si mesmo e já granjeou experiências nos embates do mundo.

Se por acaso vos encontrais no leito, com enfermidade de qualquer espécie, não abandoneis a fé e não desconfieis das leis.

Deus é justo, bom e misericordioso.

A enfermidade é, pois, uma valorosa oportunidade de conhecer-vos a vós mesmos e entrardes no mundo íntimo, como operários de Deus.

Vereis que o trabalho interno é mais profícuo.

Não peçais doenças.

Todavia, se ela bater em vossa porta, não vos desespereis também.

Nada ocorre por acaso.

Milhares de olhos, como testemunhas de Deus, estão nos vendo.

Milhares de ouvidos, como registros do Senhor, nos ouvem a todos.

O Cristo é o nosso companheiro invisível, que nos segue, lado a lado.

E, quando o discípulo estiver pronto.

Ele, o Mestre, aparecerá, frente a frente, porque dessa forma, não teremos mais vergonha da Sua magnânima presença.

A fé anula a dor e a dor, igualmente, desperta em nós a fé.

Avancemos, pois, com – 110 – Jesus e por Jesus em todas as direções que as nossas necessidades espirituais acharem conveniente.

Loading