ROSTO, ESPELHO DA ALMA – Horizontes da Mente – Miramez 5/5 (1)

Os traços da feição alheia denunciam o que vai pelo espírito, deixando, por vezes, marcas indeléveis no observador, de modo a aproveitar a serenidade do justo e tomar providências para não herdar os sofrimentos do mau.

Eis uma prova da força do pensamento tendo supremacia em todo o corpo físico.

Quando uma pessoa se encontra aborrecida, alimentando problemas, envolvida em apreensões, nota-se rapidamente no seu semblante a realidade interna.

A mente plasma os sentimentos com o magnetismo em reversão, e exterioriza-os por sentir-se mal com a sua própria criação, de modo a expelir, por todos os recursos encontrados, um fluido deletério; também os semelhantes, ao encontrarem o irmão em estado depressivo, chamam-lhe logo a atenção, por não suportarem igualmente as chamas negativas que os atingem frente a frente.

Caso nos silenciemos, o mal se propaga, criando sérios embaraços por onde transita, e somos responsáveis por todos os estragos feitos em mentes invigilantes.

É bom que tomemos todas as precauções, para não cairmos nessas tentações: nem influenciarmos pessoas com tristezas, nem sermos influenciados por companheiros tristes.

Semblante amargurado é alma triste.

Compete ao homem de bem doar porque pode e tem para dar, em forma de ânimo, esperança, alegria e fé para os que sofrem dessa enfermidade psicológica.

O exercício da alegria constitui um dos esportes mais eficazes do espírito.

Ele levanta as forças do coração, estende o raciocínio além do concebível, faz verdadeiros milagres, porque trabalha como remédio, sem ser classificado como tal, cura corpos danificados, levanta espíritos caídos e desaloja o medo, purificando a atmosfera para que possamos respirar com maior confiança.

Sejamos partícipes do movimento da alegria pura.

É bom que sejamos dados à análise das pessoas, sem alardes, para melhor ajudá-las.

A configuração delas nos fala alto do que se passa por dentro.

E, se a psicologia for bem aplicada, notaremos que há aspectos que nos parecem pedir socorro, sem o poder do verbo.

E o estudante da verdade, com a discrição sempre lembrada, as auxilia, sem que os sofredores notem de onde parte a ajuda.

Há muito trabalho no mundo a realizar nesse sentido.

As escolas espiritualistas estão, cada vez mais, se dividindo na Terra.

À primeira vista, parece enfraquecimento.

No entanto, é atendimento a milhares de almas em posições diversas na escala evolutiva, e como Deus é bom e ama a todos na mais alta expressão da justiça, abençoa todos os movimentos da educação, para que em futuro próximo se unifiquem, tendo um só pastor e um só rebanho.

O rosto expressa, de certo modo, o caráter da alma, assim as mãos, assim as palavras, confirmando a proposição da psicologia bem endereçada.

Todavia, quando se decide a reforma das emoções, dos pensamentos, das ideias e das ações, tudo o mais muda igualmente, levando a mensagem que a mente preparar.

Cenho carregado é apreensão profunda, que desfila dúvidas, das quais a inteligência reclama mudança imediata de clima, e um pouco de esforço nos colocará na faixa da alegria que favorece a disposição para o trabalho e a fé.

Não gasteis combustível mental com pensamentos negativos, mesmo que eles – 34 – surjam no campo espontaneamente.

Dal de mão, à luta.

A área é vossa, com todos os direitos e deveres de defesa da propriedade que vos pertence por agrado divino.

Harmonizai vossa mente com o dever, com a caridade bem dirigida, com o amor sem fanatismo, com o trabalho sem usura, com a fé sem a cegueira, com a fraternidade sem o desequilíbrio, e com o perdão sem alarde, para que o rosto possa mostrar, com dignidade, o sol que se esconde temporariamente no faro da carne.

Loading