Livro O que é o Espiritismo – Capítulo II – CONTRADIÇÕES – Allan Kardec

CONTRADIÇÕES

97.
As contradições que se notam com bastante freqüência na linguagem dos Espíritos só podem surpreender os que têm da ciência espírita um conhecimento superficial, pois são conseqüência da natureza mesma dos Espíritos que, como já dissemos, só têm conhecimento das coisas na proporção de seu adiantamento; e alguns sabem consideravelmente menos que certos homens.

Sobre um grande número de questões, apenas podem emitir opinião pessoal, que pode ser mais ou menos acertada e conservar o reflexo das preocupações terrenas, de que não se libertaram ainda.

Outros forjam sistemas próprios sobre coisas que ainda não sabem, particularmente no que concerne às questões científicas e à origem das coisas.
Não é, pois, de admirar que nem sempre estejam de acordo.

98.
Algumas pessoas surpreendem-se ao encontrar comunicações contraditórias, firmadas com o mesmo nome.
Só aos Espíritos inferiores, segundo as circunstâncias, é dado se contradizerem.
Os Espíritos superiores jamais se contradizem.

Por menos iniciado que se esteja nos mistérios do mundo espiritual, sabe-se da facilidade com que certos Espíritos se enfeitam com nomes de empréstimo, para dar autoridade às suas palavras.
E pode-se concluir, com certeza, que de duas comunicações contraditórias e subscritas pelo mesmo nome respeitável, uma é necessariamente apócrifa.

99.
Dois meios há que podem servir para indicar a correta atitude nas questões duvidosas: o primeiro consiste em submeter todas as comunicações ao exame severo da razão, do bom senso e da lógica: é a recomendação que fazem todos os bons Espíritos o que, cuidadosamente, evitam os mentirosos, pois sabem perfeitamente que o exame acurado viria fatalmente os prejudicar.
Por isso evitam a discussão e querem ser acreditados sem objeção.

O segundo critério da verdade é a concordância do ensino.
Quando um mesmo princípio é ensinado em lugares diferentes, por diferentes Espíritos e médiuns estranhos uns aos outros e que não estejam sob a mesma influência, pode-se concluir que é mais verdadeiro no que um outro que emana de uma só origem e é contraditado pela maioria.
(O Livro dos Médiuns, cap.
XXVII: Contradições e mistificações.
– O Evangelho segundo o Espiritismo, introdução.
Autoridade da Doutrina Espírita).

Loading