Livro O que é o Espiritismo – Capítulo I – ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO – Allan Kardec

ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO

V.
— Principiarei por lhe perguntar que necessidade havia de criar os novos vocábulos espírita e espiritismo, em substituição a espiritualista e espiritualismo, que pertencem à linguagem popular e são compreendidos por toda gente.
Já tenho ouvido a muitos que classificam os novos termos de barbarismos.

A.
K.
— A palavra espiritualista tem, de há muito, uma acepção bem determinada.
É a Academia que no-la dá: Espiritualista, aquele ou aquela pessoa cuja doutrina é oposta ao materialismo.
Todas as religiões fundam-se necessariamente no espiritualismo.
Quem quer que creia que existe em nós algo mais que matéria, é espiritualista, o que não implica, absolutamente, a crença nos Espíritos e na realidade de suas manifestações.
Como, pois, faria o senhor a distinção entre os dois grupos? Seria obrigado a lançar mão de uma perífrase e dizer: Espiritualista é aquele que crê ou não crê nos Espíritos.
Para evitar a confusão somos levados a criar termos novos para as coisas novas.
Se eu houvesse classificado a minha Revista de espiritualista, não teria especificado a sua finalidade, pois, sem lhe desmentir o título, poderia perfeitamente nada dizer com relação aos Espíritos e até mesmo combatê-los.
Li há algum tempo num periódico um artigo a propósito de uma obra filosófica em que se dizia que o autor a escrevera sob o ponto de vista espiritualista.
Ora, os partidários do Espiritismo ficariam solenemente desapontados se, fiados naquela indicação, esperassem encontrar nas sua páginas a mínima concordância com suas ideias.
Se adotei, os vocábulos, espírita e espiritismo, foi porque eles expressam, sem anfibologia, as ideias relativas aos Espíritos.

Todo espírita é, necessariamente, espiritualista, mas levará ainda muito tempo até que todos os espiritualistas se tornem espíritas.

Mesmo que o Espiritismo fosse uma quimera, seria útil estabelecer termos especiais, designando as coisas que lhe concernem, visto que as palavras são imprescindíveis, tanto às ideias falsas, quanto às verdadeiras.

Estas palavras não são, por outro lado, mais bárbaras do que as que as artes, as ciências, a indústria, criam cada dia e, seguramente, não são tão bárbaras quanto as que Gall imaginou para a sua nomenclatura das faculdades, como por exemplo: Secretividade, afetividade, etc.

Pessoas há que, por espírito de contradição, criticam tudo quanto não procede de si próprias.
Tomam, então, interesse pela oposição.
Os que se apegam a ninharias, como esta de palavras, apenas provam a curteza de sua ideias.
Agarrar-se a semelhantes bagatelas é evidenciar falta de boas razões.

Espiritualismo e espiritualista são palavras inglesas, empregadas nos Estados Unidos desde que se iniciaram as manifestações dos Espíritos; delas nos servimos por algum tempo aqui na França.
Desde, porém, que apareceram os vocábulos espiritismo e espírita, de tal maneira compreendeu-se sua utilidade que foram imediatamente aceitos pelo público.

Hoje em dia seu emprego está tão consagrado, que os próprios adversários, aqueles que primeiro os classificaram de barbarismos, não recorrem a outros.
Os sermões e circulares fulminando o Espiritismo e os espíritas não poderiam anatematizar o espiritualismo e os espiritualistas sem gerar enorme confusão na mente do público.

Bárbaras ou não, essas palavras entraram para a linguagem popular da Europa inteira e são empregadas nas publicações feitas em todos os países, favoráveis ou desfavoráveis ao Espiritismo.
Constituíram a base da coluna da nomenclatura da nova ciência.
Para exprimir seus fenómenos particulares necessitavam-se termos particulares, e o Espiritismo tem hoje, como a Química, sua nomenclatura (As palavras gozam, hoje em dia, do direito de cidadania.
Estão incluídas no suplemento do Petit Dictionnaire dês Dictionaires de Napoléon Landais, obra da qual se tiram edições aos milhares.
Nele se encontram a definição e a etimologia das palavras: erraticidade, medianímico; médium, mediunidade; perispírito, pneuma-tografia, pneumatofonia, psicografia, psicofonia, reencarnação, sematologia, espírita; espiritismo, extereorito, explicações de que são susceptíveis, na edição do Dictionnaire Universal de Maurice Lachãtre).

As palavras espiritualismo e espiritualista, quando aplicadas às manifestações dos Espíritos, presentemente são empregadas, apenas, pêlos adeptos da escola denominada norte-americana.

Loading