PERDA DO SENSO DE HUMOR – Livro – Amor Imbativel Amor 2.5/5 (2)

A capacidade para manter o senso de humor nas mais variadas oportunidades resulta do amadurecimen­to psicológico, propiciador da aquisição de valores re­levantes para o perfeito equilíbrio existencial.
Poder encarar as situações vexatórias sem revolta nem autocompaixão, considerando-as fenômenos na­turais do processo evolutivo, identificar-se humano e passível de todas as ocorrências, aceitar com bom hu­mor os acontecimentos inusitados e permitir-se sorrir de si mesmo, dos equívocos cometidos e dispondo-se a repará-los, constituem conquistas do auto-amor.
O amor, no seu elenco imenso de expressões, sus­tenta o senso de humor, facultando ao indivíduo possi­bilidades enriquecedoras, dentre as quais a alegria da vida como quer que esta se apresente, a compreensão das falhas alheias e próprias, a coragem para repetir as experiências fracassadas, até alcançar o êxito e, sobre­tudo, o preenchimento dos espaços íntimos com realizações edificantes.
A perda do senso de humor, entre outras causas, resulta do estresse e da amargura, do desgaste das emo­ções e do vazio existencial, colimando em condutas pessimistas, caracterizadas pela revolta sistemática, a agressividade diante de quaisquer incidentes, ou pelo desânimo, pelo desinteresse em torno das ocorrências. Descaracterizam-se então, os valores perante si mesmo, e as aspirações cedem lugar à acomodação rebelde, conspirando contra as estruturas íntimas.
O senso de humor estimula ao prosseguimento dos objetivos, vencendo dificuldades e obstáculos com o otimismo de quem confia em si, nas próprias possibili­dades e na capacidade de renovar-se para não estacio­nar. Trata-se de um parâmetro para aquilatar-se a con­dição em que se encontra e as disponibilidades ao al­cance para vencer.
A criança, porque ainda não impregnada dos vícios sociais e das lutas malsucedidas, expressa com naturali­dade o seu senso de humor, de confiança nos adultos e nas coisas que a cercam. O discernimento advindo dos fatores domésticos e sociais altera-lhe essa faculdade es­pontânea tomando-a, às vezes, dissimuladora, interessei­ra, hábil na forma de conduzir-se para agradar.
É indispensável a aceitação do propósito de agra­dar-se também, desde que disso não decorra qualquer tipo de prejuízo para si ou para as demais pessoas.
O idealista e o esteta, o santo e o artista, o poeta e todo homem de bem possuem apurado senso de hu­mor que os motiva a insistir e a ambicionar conseguir a meta que perseguem, alegrando-se no que realizam, e quando algo não corresponde às aspirações acalenta­das ou resulta negativo, ao invés de perturbar-se, ou lamentar, ou desistir, aprendem com o erro um método que deve ser alterado, porque não os levou ao ponto estabelecido.
Este senso de humor constitui riqueza íntima que se deve cultivar sob qualquer circunstância, rejubilan­do-se com ele e exteriorizando-se onde se esteja, a fim de melhorar os relacionamentos interpessoais, as realizações e favorecendo os resultados de todos os empre­endimentos.
A vida moderna, com as suas sofisticadas exigên­cias, propicia muitos conflitos que podem ser evitados mediante a autoconsciência e a vivência do senso de humor, isto é, a forma natural e positiva para encarar as ocorrências do cotidiano. Não se trata do humor que decorre do anedotário, da chalaça, da momice, dos re­latos pejorativos e de sentido pífio. Mas, dessa autênti­ca jovialidade para compreender-se e compreender aos demais, encarando a existência com seriedade, mas sem carranca, com alegria, mas sem vulgaridade, emocio­nalmente receptivo às lições e complexidades dos pro­cessos da vida.
A perda desse sentido mergulha o indivíduo no fos­so da autodestruição, que arquiteta, conscientemente ou não, como fuga existencial ou capricho infantil, de quem sente falta da mãe superprotetora, anteriormente encar­regada de solucionar todos os problemas do filho, o que deu surgimento à insegurança, ao desequilíbrio, não lhe permitindo o desenvolvimento psicológico.
A aquisição como a preservação do senso de hu­mor tornam-se essenciais para a vitória do homem so­bre os conflitos modernos e o direcionamento para a conquista da plenitude.

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