Atitude é tudo – Milton Moura 0/5 (1)

Milton Moura

Temos muitas pesquisas que reforçam essa afirmação. A nossa atitude – positiva – realmente afeta a nossa saúde e também por quanto tempo vamos viver. Por exemplo, a clinica Mayo publicou um estudo em 2002 com o seguimento de 447 pessoas por mais de 30 anos demonstrando que os otimistas eram mais saudaveis fisica e mentalmente. OTIMISTA significa literalmente “melhor”, sugerindo que aquelas pessoas focam a atenção em um cenário futuro melhor e positivo.

Especificamente, os otimistas tinham menos problemas com atividades diárias por estarem mais saudáveis fisica e emocionalmente; apresentavam menos experiências de dor; sentiam-se com mais energia; sentiam-se bem em atividades sociais; sentiam-se mais felizes, calmos e paz na maior parte do tempo. Essa conclusões vieram logo após um outro estudo conduzido pela mesma clínica Mayo que seguiram mais de 800 pessoas por 30 anos, mostrando que os otimistas vivem mais que os pessimistas.

Pesquisadores de Yale fizeram um seguimento de 660 pessoas com idade superior a 50 anos, por 23 anos, descobriram que aqueles com atitude positiva sobre o envelhecimento viveram sete anos a mais que aqueles que tinham uma visão mais negativa sobre o envelhecer.

Um estudo da Universidade de Duke com 866 pacientes cardíacos relatou que aqueles que habitualmente sentiram emoções mais positivas tinham uma chance maior de 20% de estarem vivos 11 anos mais tarde do que aqueles que rotineiramente experimentavam emoções negativas. Ainda mais impressionante são os resultados de um estudo com 255 estudantes de medicina na faculdade da Geórgia que foram seguidos por 25 anos: aqueles mais hostis tinham cinco vezes maior incidência de doença coronariana. Outro estudo, agora da Johns Hopkins, apresentado em 2001 na American Heart Association mostrou que uma atitude positiva oferece uma proteção maior para problemas cardiovasculares em pessoas com historia familiar de risco para doenças cardíacas. Esse estudo sugere que ter uma atitude positiva perante a vida é tão importante quanto alimentação saudável, atividade física e controle da pressão arterial.

Como a nossa mentalidade no dia a dia – estar mais amoroso, mais alegre ou mais hostil e negativo – pode ajudar determinar quanto tempo viveremos? É possível mudar a mentalidade atual? Poderíamos com uma nova mentalidade substituir os condicionamentos na qual nos submetemos pelas experiências passadas? A resposta é um sonoro SIM. Podemos.

Atitude é tudo!

Abraços fraternos

Milton Moura é autor do site Criatividade quântica. Médico cardiologista e ativista quântico, é também um estudioso da neurociência. – http://drmiltonmoura.com/

Loading